quarta-feira, 7 de abril de 2010

Oxumaré



































Oxumaré é um Orixá bastante cultuado no Brasil, apesar de existirem muitas confusões a respeito dele, principalmente nos sincretismos e nos cultos mais afastados do Candomblé tradicional africano como a Umbanda. A confusão começa a partir do próprio nome, já que parte dele também é igual ao nome do Orixá feminino Oxum, a senhora da água doce. Oxumaré é uma das diferentes formas e tipos de Oxum, mas na Umbanda e no Candomblé tradicional tal associação é absolutamente rejeitada. São divindades distintas, inclusive quanto aos cultos e a origem. Apesar de muitos Babalorixás não aceitarem, tem seu sincretismo católico como São Bartolomeu.
É representado pelo arco-íris que, segundo algumas lendas é a ponte que possibilita que as águas de Oxum sejam levadas ao castelo no céu de Xangô. Por essa lenda, é atribuído a Oxumaré o poder de regular as chuvas e as secas, já que, enquanto o arco-íris brilha, não pode chover. Ao mesmo tempo, a própria existência do arco-íris é a água está sendo levada para os céus em forma de vapor, onde então se aglutinará em forma de nuvem, passará por nova transformação química recuperando o estado líquido e voltará á terra sob essa forma, recomeçando tudo de novo: a evaporação da água, novas nuvens, novas chuvas, etc.
Uma interpretação antropológica mais cuidadosa, porém, pode questionar a validade dessas lendas. Não podemos nos esquecer de que tanto na África, como especialmente no Brasil, a população negra, que trazia consigo, todos esses mitos, foi continuamente assediada pela colonização branca. Uma das formas mais utilizadas por jesuítas para convencer os negros, era a repressão física, mas para alguns, não bastava o medo de apanhar. Eles queriam a crença verdadeira e, para isso, tentaram explicar e codificar a religião do Orixás segundo pontos de vista cristãos, adaptando divindades, introduzindo a noção de que os Orixás, seriam santos como os da Igreja Católica, etc. Essa busca objetiva do sincretismo sem dúvida foi esbarrar em Oxumaré e na cobra - e não há animal mais peçonhento, perigoso e pecador do que ela na mitologia católica (recordar os mitos de Adão e Eva, a maçã, a concepção de pecado original, etc.). Por isso, não seria difícil para um jesuíta que acreditasse sinceramente nos símbolos de sua visão teológica. Reconhecer na cobra mais um sinal da presença dos símbolos católicos na religião do Orixás e nele reconhecer uma figura que só poderia trazer o mal. Essa, pelo menos, é uma das interpretações feitas por pesquisadores que compararam diferentes versões dos mesmos mitos que não encontraram uma divisão absoluta entre bem / arco-íris (ou masculino) e mal / cobra (ou feminino). Na verdade, o que se pode abstrair de contradições como as que apresentam Oxumaré é que este é o Orixá do movimento, da ação, da eterna transformação, do contínuo oscilar entre um caminho e outro que norteia a vida humana. É o Orixá da tese e da antítese. Por isso, seu domínio se estende a todos os movimentos regulares, que não podem parar, como a alternância entre chuva e bom tempo, dia e noite, positivo e negativo.
Conta-se sobre ele que, como cobra, pode ser bastante agressivo e violento, o que o leva a morder a própria cauda. Isso gera um movimento moto-contínuo ,pois, enquanto não largar o próprio rabo, não parará de girar, sem controle. Esse movimento representa a rotação da Terra, seu translado em torno do Sol, sempre repetitivo. Todos os movimentos dos planetas e astros do universo, regulados pela força da gravidade e por princípios que fazem esses processos parecerem imutáveis, eternos, ou pelo menos muito duradouros se comparados com o tempo de vida médio da criatura humana sobre a terra, não só em termos de espécie, mas principalmente em termos da existência de uma só pessoa. Se essa ação terminasse de repente, o universo como o entendemos deixaria de existir, sendo substituído imediatamente pelo caos. Esse mesmo conceito justifica um preceito tradicional , que diz que : É necessário alimentar e cuidar de Oxumaré muito bem pois, se ele perder suas forças e morrer, a consequência será nada menos que o fim da vida no mundo.
Enquanto o arco-íris traz a boa notícia do fim da tempestade, da volta do sol, da possibilidade de movimentação livre e confortável, a cobra é particularmente perigosa para uma civilização das selvas, já que ela está em seu hábitat característico, podendo realizar rápidas incertas.
Outra fonte de indefinição a respeito do Orixá vem das contradições existentes em suas lendas no Brasil e na própria África: Oxumaré é uma divindade originária da cultura do Daomé, região centro-norte da África. Há séculos tal civilização foi dominada pelos iorubas, povo mais primitivo no sentido de organização social e visão religiosa, mas, em compensação, mais poderoso em termos de organização militar. Como aconteceu com Roma e Grécia, a dominação de uma sociedade menos rica em produções culturais ou no terreno da superestrutura em geral fizeram com que os mitos dos daomeanos não fossem apenas reprimidos, pelo contrário, os iorubas não tentaram impor sua cultura ao povo dominado. Ficaram na verdade impressionados com sua cosmologia e tentaram assimilá-la, principalmente nas figuras que não fossem formas semelhantes a divindades que também possuíssem. Oxumaré foi um desses casos. O princípio da dualidade dos iorubas fazia parte dos Orixás-crianças (Ibeji) - A dualidade que eles representam, porém, é mais próxima do comportamento contraditório e irresponsável em termos ético das crianças, ainda não reprimidas pela codificação social. Já a dualidade de Oxumaré é mais abrangente e até mesmo metafísica, pois representa os ciclos que não estão ao alcance do ser humano.
Oxumaré, Iroco, Omolu, Obaluaê e Nanã, os Orixás do Daomé mais conhecidos e cultuados, castigam quando dispostos ou provocados, mas raramente se arrependem e não possuem as falhas humanas, visíveis e humanizadas das figura do panteão ioruba.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXUMARÉ

Como é comum a todas as divindades originárias do Daomé (cultura JeJê) é relativamente difícil estabelecer um arquétipo específico de comportamento associado ao Orixá, já que ele é misterioso e cheio de sombras e mitos. Os filhos de Oxumaré são bem mais difíceis de serem reconhecidos que os guerreiros filhos de Iansã, os calmos e sábios filhos de Oxalá e os maternais e familiares filhos de Iemanjá, por exemplo. Mesmo assim, algumas características básicas podem ser listadas. Há, porém, divergências em relação as suas características. Oxumaré pode ser associado à riqueza: Oxumaré é o arquétipo das pessoas que desejam ser ricas; das pessoas pacientes e perseverantes nos seus empreendimentos e que não medem sacrifícios para atingir seus objetivos. Eles costumam possuir o dom da vidência. Quando vivia na terra, Oxumaré previa tudo, adivinhava o que ia acontecer, a tal ponto que não era mais possível viver. Os deuses então decidiram mantê-lo afastado dos homens, pois a clarividência total acaba transformando-se em maldição. A Seu pedido, Oxumaré obteve a autorização de descer na terra de três em três anos.
Oxumaré está associado ao misterioso, a tudo que implica o conceito de determinação além dos poderes dos homens, do destino, enfim: É o senhor de tudo o que é alongado.
Assim, ao arquétipo de comportamento associado a figura desse Orixá complexo está a tendência a renovação, a compulsividade, a mudança. Seus filhos estão entre aquelas pessoas que, de tempos em tempos, mudam tudo em sua vida: mudam de casa, de amigos, de emprego, como se ciclos se sucedessem sempre, obrigatoriamente, exigindo e provocando rompimento com o passado e iniciando diuturnamente a busca de um novo equilíbrio que deverá persistir até num novo momento de ruptura, desintegração e substituição. Mutabilidade, reinício é seu princípio básico, aproximando-o dos mitos ocidentais referentes ao planeta Plutão, o astro da morte, da destruição, da revolução como forma de renascimento e ressurreição.
Também são apontados nos filhos de Oxumaré certos traços de orgulho e de ostentação, algo que os aproxima do clichê do novo-rico, exibicionista, quando surge um grave problema para alguém de sua amizade, e que precisa efetivamente da sua ajuda.
A androginia do Orixá, por vezes é estendida a seus filhos. Estes, segundo algumas correntes, seriam bissexuais em potencial, mas essa interpretação não é aceita universalmente.
Fisicamente, os filhos de Oxumaré tendem a se movimentar extremamente leve, pouco levantando os pés do chão. Têm em comum com a cobra a facilidade em serem silenciosos, armarem seus botes na vida sem que as pessoas em torno se apercebam disso e só atacando seus inimigos quando têm plena certeza da vitória, que a vítima está encurralada num território que não é o seu.

130 comentários:

  1. Tenho uma duvida
    Como fica os filhos de Oxumaré na umbanda?

    ResponderExcluir
  2. Amiga Lucia, gostaria que vc me explicasse melhor sua pergunta; Como fica os filhos de Oxumaré na Umbanda? Como assim? No sentido de incorporação, no tratamento, explique melhor sua pergunta que terei o maior prazer em responde-la ok! Fique com DEUS e que meu pai te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma duvida , sou de Ewá e sou da umbanda , posso ser cultuada?

      Excluir
  3. A dúvida dela ... também eh a minha .

    como é característica dos filhos do pai Oxumarê na Umbanda?

    vou explicar minha duvida, pois acontece o seguinte ... as caracteristicas mudam dependendo se os filhos forem de candonblé e quando são de umbanda ... de muitos os pais e mães orixas são diferentes as caracteríticas tanto na Umbanda como no Candomblé!

    ResponderExcluir
  4. Caro irmão HUGO, as características dos filhos tanto na Umbanda como no Candomblé não mudam, por ele pertencer a Umbanda ou o Candomblé, a unica coisa é que na Umbanda, nós não aceitamos que Oxumarê seja metade Homem e metade mulher, já no Candomblé existe essas duas formas de Oxumarê a parte masculina e outra feminina. O que vcs devem estar em dúvidas são que existem as qualidades de Orixás no Candomblé,esses sim dependendo das qualidades mudam algumas características, mais como estamos falando aqui neste blog sobre a Umbanda não entrarei neste mérito, grato e espero que tenha tirado sua duvida, se quiser mais algum esclarecimento e só postar que terei o imenso prazer em responde-lo. que OXALÁ te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não aceita a "bissexualidade" na umbanda? "a unica coisa é que na Umbanda, nós não aceitamos que Oxumarê seja metade Homem e metade mulher". Sou filha de Oxumaré e sou umbandista e gostaria de saber o porque disso.

      Att

      Fernanda

      Excluir
    2. Fernanda, boa tarde!!! vc fez seu santo???foi na umbanda??? preciso de um lugar que cultue meu orixá, tbm sou filha de Oxumarê e Oxum, mas não acho um terreiro de umbanda que o cultue aqui em São Paulo, desde já agradeço...saiu na conta do google da minha filha Dayra, mas meu nome é Sheila Domingues da Silva

      Excluir
    3. Bom dia minha querida irmã de fé, sim sou feito na Umbanda, é realmente difícil encontrar uma casa que saiba cuidar desse orixá, sou do RJ, mais peço a Pai Ogum que lhe de caminhos para que vc possa achar um lugar, que Oxalá te abençoe!

      Excluir
    4. olá dayra, tudo bem.vc é de sp capital? qual região? na casa em que sou filho,tem um irmão de oxumarê e se cultua oxumarê. qualquer coisa deixe resposta por aqui e podemos nos falar melhor. saravá axé

      Excluir
    5. Bom dia Dayra, esteja bem.
      Mande um email para caboclomataserrada@hotmail,com.
      O comandante da Casa Espiritualista Caboclo Mata Serrada terá imenso prazer em esclarecer suas dúvidas. Com carinho...

      Excluir
  5. eu queria saber como fica um medio incorporado com uma exumare

    ResponderExcluir
  6. no sentido de incorporaçao fica deitado em pe se rastejando isso na umbanda

    ResponderExcluir
  7. Na umbanda, Oxumarê é um Orixá como os demais, ele vem em pé e em sua dança pode fazer movimentos como de uma cobra, e em mts terreiros permitem que ele se rasteja como uma cobra, mais na verdade não podemos ficar preso a essa situação pois Orixá é Orixá e não um animal, e tendo o Oxumarê uma cobra como seu animal representante ele na sua dança faz o movimento imitando os movimentos que lembram uma cobra mais não necessariamente se rasteja.Exitem ainda 2 qualidades de Oxumarê que mts denominam Orixá masculino e outro Orixá feminino mais tendo na dança o mesmo significado. Espero ter te esclarecido a sua dúvida, qualquer dúvida e só retornar a perguntar. Q Oxalá te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. [i]no meu caso que acabei de entrar na umbanda,sou de angoro só masculino voce acha que com o passar do tempo eu terei uma encorporação de meu santo oque eu devo fazer para meu santo se aproximar de mim evoluindo,ou seja encorporando?

    ResponderExcluir
  9. oi ,qual e cor da guia da oxum mare na umbanda.obrigado

    ResponderExcluir
  10. Ola meu nome è Cida e gostaria de saber como cuidar de Oxumare na Umbanda, e como é feito a saida do mesmo, comidas ,bebidas enfim.
    grata.
    se possivel responda em meu e-mail
    aparecida_fortino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. ola o meu e luciano e descobrir que sou filho de oxumaré o que eu faço

    ResponderExcluir
  12. Resposta para Danilo:
    Meu querido irmão de fé, como vc acabou de relatar acabou de entrar para a Umbanda, se na casa que decidiu colocar roupa,deve haver giras de desenvolvimento isso ira acontecer naturalmente, lógico que devera cumprir com suas Obrigações de coroa (deitadas para seu Orixá), com tudo certo o seu próprio Orixá irar se aproximar de vc e quando estiver preparado para recebe-lo ele ira incorporar naturalmente em vc,não se preocupe pois sera no momento certo td na nossa vida acontece na hora certa, não fique ansioso pois isso atrapalha mt a parte espiritual. Meu saravá

    ResponderExcluir
  13. Resposta par Dill:
    Cada casa é uma casa recebe orientação do Guia responsável, na minha casa a guia de Oxumarê são feitas de contas de Cristais e obedecem estas ordens: 18 contas brancas, 18 contas verdes, 18 contas rosas, 18 contas roxas, 18 contas amarelas, 18 contas azuis, 18 contas vermelhas. Meu saravá

    ResponderExcluir
  14. Resposta para Luciano:
    Meu querido Irmão de fé, não entendi muito bem sua pergunta o que vc faz? como assim?
    Seu Pai no Santo ira te orientar em td o Orixá Oxumarê ele é igual aos outros Orixás, o que esta havendo confusão e que muitos pensam que este orixá não pertence a Umbanda mais mts estão errados ele pertence a Umbanda tbm, mais muitos Pais no santo(a), não compreende esse Orixá e deixam passar desapercebido ou tbm não sabem lidar com ele, mais tenho certeza que vc deve estar numa casa que ira te orientar e saber conduzi-lo ao um bom desenvolvimento e vc sera um bom médium, qualquer duvida e so me perguntar, Meu saravá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. complementando o que vc disse e também fazendo uma pergunta. entendo que a pessoa é "filho" (possui a enrgia/força) de um orixá,seja ela de umbanda candomblé ou mesmo cristã. essa energia está com a pessoa em qualquer religião. então que é de oxumarê será em todo lugar, a anergia é inerente a esse orixá. o que acontece é, algumas casas não cultuam e não cuidam dessa energia e é nesse ponto que tenho a pergunta. como fazer? o pai de santo e a própria pessoa, quando se tem oxumarê no ori e a casa não o cultua? saravá axé

      Excluir
  15. OLÁ ENTREI EM UMA CASA DE UMBANDA E ME DISSERAM QUE MEU ORIXÁ É OXUMARÊ, MAS QUE ESSE SERIA UM ORIXÁ DE CANDOMBLÉ E NÃO HAVERIA DESENVOLVIMENTO PARA ELENA UMBANDA, COMO COMECEI NA RELIGIÃO AGORA FICO CONFUSA SE PUDE ESCLARECER AGRADEÇO.
    FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida irmã, não é orixá exclusivamente do Candomblé não,o que acontece é que muitas casas não sabem como lidar com esse Orixá, ele pertence também a Umbanda, infelizmente muitos Pai (Mãe) no Santo, não estão sabendo como lidar nesta situação que você se encontra, em uma casa de Umbanda que conhece esse Orixá não tem problema algum você pode cuidar dele perfeitamente e se desenvolver como todo mundo, procure uma casa de Umbanda sei que é difícil de encontrar mais tenho certeza que você pedindo aos seus Orixás com fé eles a levarão para uma casa de confiança para cuidar direito de você, desde já meu saravá e muita luz para seu caminho, qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
  16. Boa Tarde. Me chamo Binho.
    Gostaria de fazer algumas perguntas, li nas mensagens anteriores muitos questionamentos sobre oxumare. Frequento uma casa de axe a uns 6 anos, e no decorre desse tempo descobrir que sou filho de oxumare ( me chamam de Bessen)Nesse meio tempo não fiz nenhuma obrigação.
    Minhas dúvidas são: é verdade que por ser filho de oxumare na umbanda outro orixa toma conta? E verdade que as incorporações de oxumare na umbanda ele sempre vem rastejando como cobra? Outra coisa que não tem nada a ver uma entidade pode de alguma maneira "segura ou atrasar" o desenvolvimento de um medium ( falo fazer com que as entidades não encostem não deixa incorpora e nem senti a iradiação) desde já Agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde meu irmão Binho,vamos a suas respostas:
    - Não é verdade que sendo filho de Oxumaré na Umbanda outro Orixá tome conta de seu Ori (cabeça), o que pode acontecer que nós somos filhos de dois Orixás um masculino e outro feminino, por isso muitos terreiros trocam pelo segundo Orixá por ser mais fácil de cuidar, é o que acontece em muitos terreiros de Umbanda por falta de orientação, não culpo os responsáveis da casa, pois muitos não tem o conhecimento desse orixá (Oxumaré) e por isso não sabendo como cuidar desse Orixá acaba falando:
    Esse Orixá não é de Umbanda
    Esse Orixá tem que vim como uma cobra
    Esse orixá tem que ser trocado por outro
    essas coisas costumamos muito a ouvir.
    Então voltando a sua pergunta o que pode estar acontecendo com você é que o responsável pela sua casa esteja colocando o seu segundo Orixá seu de frente por ser mais fácil de se cuidar.
    - Como já respondi em uma pergunta anterior, não, Oxumaré não rasteja como cobra ( na Umbanda), em sua incorporação no seu filho o que pode acontecer é que em sua dança ele imite uma cobra, pois é seu animal sagrado, e Oxumaré é um Orixá como os demais.
    - Não, uma entidade não pode atrapalhar no desenvolvimento mediúnico de um filho, não tem nem lógica nisso, todas as Entidades são evoluídas bastante para ficar nessa pecuinha Humana, isso não faz parte de uma evolução espiritual,o que pode estar acontecendo com você é a falta de suas obrigações para fortalece - lo espiritualmente, e assim melhorar em sua incorporação.
    Desde já agradeço por ler o meu BLOG, e espero ter tirado suas dúvidas, qualquer coisa me volte a perguntar.
    Meu sarava irmão.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Boa noite! Comprei uma imagem de Oxumaré e levei em um centro de Umbanda para firmar, porem disseram que não poderiam pq a imagem esta vestida e representada no Candomblé. Há algum problema em ter essa imagem em casa? Há algum procedimento(velas,agrados,etc...)que tenho que fazer? Grata, Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, não existe essa historia de ser ou não ser de Umbanda ou Candomblé, estão muitos errados quem faz uma afirmação dessa, Oxumaré é um Orixá como os outros tanto na Umbanda como no Candomblé é são os mesmo, o que pode estar acontecendo é o fato do sincretismo religioso, pois a Umbanda tem os Orixás baseado no sincretismo Católico cada Orixá representado a um Santo Católico, mais ñ podemos ficar preso a história do passado, tanto faz você ter a imagem representada Africanizada como da Igreja Católica, o importante é sua fé, não ha problema em te -la em casa; basta vc cuidar 1 vez por semana, pois uma vez você, te-la em casa ira puxar as vibrações tanto negativa como positiva por isso se tiver um gongá em casa devera cuida-lo uma vez por semana para eliminar qualquer carga, só assim terá sempre uma boa energia dentro de sua casa. Poderá cuidar com velas coloridas colocar água da cachoeira ou água da chuva, pois são essas águas que devemos usar para esse Orixá. Qualquer dúvida é só me perguntar, desde já que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  19. sou de oxumaré!!! sou bissexual......tenho duvidas?! eu acho que tenho o dom da adivinhação mas não sei se é realmente pois vejo coisas nos sonhos e vejo as entidades nas costas das pessoas isso é um dom????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada amiga de fé, claro que isso é um dom basta você cuidar para aprimorar e poder usar esse dom para o bem comum. fica com Deus e que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  20. Boa tarde! A historia de Oxumaré conta que ele retorna à Terra de 3em 3 anos, sendo assim, em que ano ele vai estar aqui novamente? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, como você mesmo diz a história, história e como lenda, então não existe que ele retorna a terra de 3 em 3 anos, ele sempre estará presente quando invocamos sua vibração, um exemplo disso é quando avistamos um arco-iris ali esta a vibração desse Orixá maravilhoso mais infelizmente as pessoas ainda não conhecem ele bem a ainda falam muitas bobagem a respeito dele. desde já lhe agradeço pela sua pergunta porque só assim podemos tirar as dúvidas das pessoas. Que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  21. Eu não entro em transe mas tenho OXUMARÉ e eu quero sber eu sou seis meses Homem e seis meses Mulher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo de fé, vocês estão fazendo confusão sobre Oxumaré ou estão sendo mal informado sobre esse Orixá, existe duas formas desse Orixá o feminino e masculino, mais não tem nada haver com o sexo do seu filho, essa história que os seus filhos são 6 meses Homem e 6 meses Mulher é uma hipótese ridícula ( desculpe - me pela expressão ), mais é inadmissível ainda ouvir falar isso nos dias de hoje aonde existem várias maneiras das pessoas se instruírem.
      OBS.: se você é filho de Oxumaré com Iansã logo seu Orixá Oxumaré ele é masculino.
      se você é filho de Ogum com Oxumaré logo seu Orixá Oxumaré é feminino.
      Pois todos nós temos 2 Orixá um masculino e outro feminino que comanda nosso ori ( cabeça )
      Que Oxalá te abençoe e qualquer dúvida é só me perguntar.

      Excluir
  22. Olá! Boa noite! Primeiramente gostaria de agradecer pelos esclarecimentos anteriores. Ainda a respeito de OXUMARÉ,posso ter esse congá no meu quarto? pois a imagem fica em cima da penteadeira e se posso colocar um copo com agua da chuva do lado da imagem.Uma vez por semana devo acender uma vela colorida? Grata; Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite minha irmã de fé, 1º ate pode ter a imagem no seu quarto desde que você seja solteira, se for casada ñ aconselharia, pois ñ é o lugar ideal para se ter um gongá.
      2º pode sim toda semana cuidar da imagem sempre trocando a água e acendendo uma vela colorida.
      Que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  23. Boa noite! Gostaria de saber mais sobre Oxumaré e sua influencia na homosexualidade. Tem alguma coisa a ver? Oxumaré protege os ''gays'' mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,Oxumaré é um Orixá e não tem nada haver com a sexualidade de cada um.
      Que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  24. Boa Noite, quem rege minha coroa é oxumare
    isso que dizer que sou filho de oxumare ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu irmão de fé, se você foi a um jogo e lá respondeu que, Oxumaré rege seu Ori (coroa), Sim você é filho de Oxumaré. Que Oxalá te abençoe e qualquer dúvida e só perguntar terei o prazer em responde-lo.

      Excluir
  25. Oi

    Duvidas sempre temos, lá vai a minha

    Joguei buzios e lá fui informada que havia uma "guerra" por dois orixas a minha cabeça
    Um era Oxumaré outra era Iansã

    Isso acontece:
    Agradeço

    Qual é meu santo de cabeça então

    Seja paz e luz a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha irmã de fé, não deve ser guerra e sim a pessoa responsável pelo jogo ñ deve ter te explicado direito o que deve estar acontecendo, existem 2 tipos de Oxumaré 1 Feminino e 1 Masculino pode ser que seu Oxumaré seja feminino por isso ñ pode vc ter 2 Orixás femininos comandando seu Ori (cabeça), nós temos 2 Orixás que comanda nosso Ori (cabeça) o masculino e o feminino, vc deve procurar uma casa para ver isso direito para não trazer confusão e problemas para você minha irmã, tome muito cuidado aonde vcs andam, existe um problema ai, ñ faça nada sem a confirmação. desde já lhe agradeço por ter entrado no meu blog e espero que vc goste das matérias, que Oxalá te abençoe e qualquer duvida e so perguntar.

      Excluir
  26. oi, eu comecei a frequentar terreiro, primeiro fui em umbanda e depois fui em candomblé.. e enquanto eu estava indo na casa de candomble, conversei com uma pomba gira,ela me disse qe tem dois santos guerriando pra ganhar minha cabeça, e enquanto isso nao terminasse e essa guerra entre logun edé e oxumaré,nada na minha vida vai ter um fim, qe em nada eu conseguirei dizer eu fui até o fim ''eu venci'',ai ela me deu um tempo pra eu fikar na axistencia até isso resolvesse... isso tem a ver com o fato de eu estar indeciso em qual casa frequentarr???

    ResponderExcluir
  27. Bom dia meu irmão de fé, 1º lugar seria melhor vc confirmar isso que foi falado para vc numa mesa de jogo, ñ desmerecendo o que a entidade falou para vc e sim para confirmar td é melhor pq a mesa de jogo te trará melhor condição de avaliar td com um Babalorixá ou Ialorixá que abrirá o jogo, e vc ficara sabendo o certo quem são seus Orixás de coroa se estiver havendo "GUERRA" saberão o que tem a fazer,isso td não tem nada haver com sua indecisão da casa na qual ira frequentar e sim vc acertar com o TEMPLO que ira cuidar de vc e suas entidades.
    desde ja agradeço por vc estar aqui nesse espaço para td e que Oxalá de abençoe

    ResponderExcluir
  28. Boa Tarde
    A um tempo atras entrei aqui e fiz uma pergunta: "se é possível alguém fecha o ori ou atrapalhar o desenvolvimento de alguém" Pois bem depois disso fiquei muito tempo angustiado e com um ideia fixa de consulta os búzios, no jogo descobri que prenderam o meu orixa de frente(oxumaré) estou muito preocupado e gostaria de saber se tem como eu solta-lo pois ultimamente me sinto muito angustiado e não consigo termina nada que começo, tudo esta muito dificil na minha vida, trabalho, vida amorosa, familia TUDO. Como posso libertar meu oxumare para que minha vida volte a andar. E tbém não consigo me afastar da tenda que frequenta por mais que me afaste algo me puxa de volta antes não sabia o que era agora sei que é pq prenderam um santo. Preciso muito liberta-lo para seguir minha vida
    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu irmão de fé,existe sim o fechamento de chakra, que dificulta o desenvolvimento da pessoa, ( não significa que um responsável por uma casa prenda o Orixá de uma pessoa isso é impossível), o que pode estar acontecendo com você e que bloquearam seu chakra isso que esta dificultando seu caminho, não posso passar algo para vc fazer pq isso só uma pessoa responsável que pode fazer,quer dizer vc sozinho ñ tem conhecimento suficiente para fazer algo,(um Pai no Santo ou Mãe no santo tem a responsabilidade e conhecimento para fazer ), terá que procurar uma casa para fazer um jogo e te ajudar nesse sentido, pois um dirigente responsável saberá o que tem a fazer, desde já espero que vc possa encontrar esse caminho tenho certeza que seu Orixá ira orientá-lo a encontrar alguém peça com fé busque la dentro de vc essa força e coloque para fora seus pedidos que irá ver o resultado. Que Oxalá te abençoe

      Excluir
  29. Boa noite me chamo wellington.
    To em um impasse sou de umbanda e filho de (oxum/oxumare)ela disse agora no jogo que é uma oxummaré mas dança como se fosse uma oxum e tem vez que fica seria e aquela doce menina vai ao chão como se fosse uma serpete.Ela é a dona do meu ori e o segundo pai é xangô.
    Devo cuidar,saudar como se fosse uma oxum?E é um oxumaré masculino ou feminino.O da minha cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu irmão de fé,Não tem impasse nenhum se foi constatado que seu segundo Orixá é Xangô sua Oxumaré e feminino, a dança é essa mesmo com jeitos femininos e trejeitos de uma serpente isso é normal mesmo sendo feminino ou masculino tem trejeitos de uma serpente você deve saudar uma Oxumaré não Oxum portanto não tem nada haver com Oxum. Oxumaré e uma Orixá tanto FEMININO ou MASCULINO, pois existem 2 qualidades, e Oxum e outro Orixá, Fica com DEUS que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  30. Boa noite, gostei muito do seu blog! gostaria de fazer uma pergunta sobre oxumaré, iniciei na umbanda e meu orixá de frente é oxumaré e adjuntó nanã, sinto a presença dele mais não incorporo totalmente, vejo tudo e não sou dona dos meus movimentos, recentemente fiz uma oferenda a eles, sabe me dizer se após essa oferenda eles irão se aproximar em incorporação ou será que sou médium clarividente, se é este mesmo o termo!!? muito axé q. oxalá te proteja!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha irmã de fé, tudo certo com seus Orixás, minha querida irmã, não esta nada errado com vc isso é assim mesmo com o médium iniciante você esta no caminho certo, eles já estão próximo a você, o que esta acontecendo e que seu tipo de incorporação é parcial mais continue fazendo sua parte tanto nas obrigações como com seu desenvolvimento nunca interfira na sua incorporação deixe os Orixás comandarem que tenho a certeza que você chegara a uma bela incorporação e será uma boa médium.
      Médium Clarividente é aquele que possui o dom da vidência ou seja consegue ver os fatos que irão acontecer ou conseguem ver os espíritos (entidades).
      Que seus Orixás lhe protejam e Oxalá te cubra com sua luz, saravá

      Excluir
  31. boa noite

    gostaria de saber se voce tem algum ponto de oxumare na umbanda ou angola ou conhece algum cd bom para aprendizado de pontos toques etc....

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite minha irmã de fé, temos vários pontos sim mais o melhor seria que você encontrasse CDs com eles assim poderia ter ñ somente as letras como tbm a música que é importante para o ritmo.
      No Rio de Janeiro, nas casas que vendem produtos religiosos tem CDs com vários pontos mais em SP não tenho essa informação procure ver se vc encontra. Ok! que Oxalá te abençoe fica com DEUS

      Excluir
  32. Olá. Descobri que minha cigana trabalha na linha de Oxumaré, e ela faz curas utilizando cores e florais. Meu Orixá de cabeça é Iemanjá. Também trabalho em cromoterapia no meu terreiro. Então me auxilie entender.. Vc disse qe temos 2 orixás de cabeça, um masculino e outro feminino. Posso dizer qe meu feminino é Iemanjá e como minha cigana trabalha na linha de Oxumaré, pode-se dizer que meu segundo Orixá de cabeça pode ser Oxumaré em sua forma masculina.? Desde já agradeço e que Oxalá possa te amparar e abençoar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nos da Umbanda não nos prendemos com isso, podemos trabalhar com um Exú ou uma Pomba Gira pertencente a outros Orixá, para vc ter a certeza teria que estar presente na mesa de um jogo de Búzio para confirmar se seu Orixá masculino seja Oxumaré, a Cigana trabalhar com a vibração de Oxumaré esta correta quando a isso vc ñ precisa se preocupar, só precisa confirmar o seu 2º Orixá mais isso tenho certeza que o responsável pela sua casa tem como ver isso, desde ja que meu Pai Ogum te abençoe e qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
  33. Boa Noite,

    COmprei um colar(cordão para o pescoço) com a imagem de Oxumarê, por me simpatizar muito com esse orixá e sua história. Li uma pergunta logo acima em que a pessoa pergunta se pode colocar uma imagem dele no quarto e vc responde que se for casada, não. Minha dúvida é a seguinte, perdoe-me se for uma pergunta sem sentido. Quando for me deitar em meu quarto (sou casado), devo tirar ele do pescoço? Comprei esse colar em uma loja de artigos esotéricos, devo levar a algum templo pra algum ritual?
    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu irmão de fé, o colar não precisa seguir o mesmo ritual que falei na pergunta acima, a imagem ela esta representada o Orixá e também tem um preparo maior que o colar pois leva algumas coisas que representam o Orixá, o colar já é metal e como tal passa a ser um para raio puxa a vibração negativa e não deixa passar para a pessoa que usa e você também deve tomar banho com ele pois água do banho acaba limpando o colar, quanto ao preparo se você quiser pode leva-lo ao algum Templo para prepara-lo sim, mais isso fica ao seu critério e também pode prepara-lo em casa e simples e funciona muito bem
      Como prepara-lo:
      Deixa-lo imerso durante 2 horas num copo com água e sal grosso
      depois lava-lo com água corrente e deixa-lo imerso durante 2 horas na água da chuva
      Lembre-se terá que fazer esse ritual uma vez no mês no minimo
      Que Oxalá te abençoe e que Oxumarê lhe traga prosperidade

      Excluir
  34. Boa tarde, gostei muito do texto - e das perguntas e respostas -, e gostaria de saber se os filhos, e os que O cultuam, ou venham a cultá-lo, acabam por desenvolver algum dom, e com os filhos de outros Orixás, há algo assim? Por exemplo, Oxumare tinha o dom da clarividência, isso não poderia ser "herdado" pelos seus filhos? Se é possível isso, como um filho poderia desenvolver isso? Cultivando a vibração do mesmo? E caso isto seja possível mesmo, quais seriam as possíveis "heranças" dos demais? Agradeço pelas futuras respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo de fé, em 1º lugar gostaria de explicar que todos nós somos médiuns independente de religião, todos nós recebemos do nosso Orixá uma missão e consequentimente o tipo de de mediunidade e as características de cada um.
      Para o desenvolvimento existe excercícios dentro do desenvolvimento mediúnico a ser realizido para cada médium dependera da casa e do dirijente espiritual de cada terreiro.Desde ja agradeço e qualquer dúvida e so perguntar.
      Que Oxalá te abençõe!

      Excluir
  35. Bom Dia,

    Sou filha de oxumaré com Ewa, sendo q oxumaré esta de frente, nesse caso sou o lado feminino ou masculino de oxumaré.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha irmã de fé, seu Oxumaré é masculino, Ewa e feminino, esta td certo. Que oxalá te abençoe.

      Excluir
  36. boa noite sou novo no axe e tenho muitas duvidas, incorporei 1 vez essa semana. Meu pai me disse que sou filho de oxumare feminino, gostaria de saber se tem alguma diferença pro masculino? se tiver quais sao?

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, meu irmão de fé, praticamente não há diferenças, suas danças são iguais com movimentos que já expliquei em respostas anteriores, só a maneira de vestir o Orixá que são colocados apetrechos diferentes simbolizando o feminino e o masculino. Mais acho que você deve pedir explicação melhor o seu Babalorixá (Pai) responsável pela sua casa, pois cada casa tem uma doutrina diferente da outra. que Oxalá de abençoe e te de muita luz na sua caminhada espiritual.

    ResponderExcluir
  38. Boa Tarde!
    Frequento a doutrina Kardecista, e participo das reuniões mediunicas e durante estas mediunicas, tenho visto com frequencia uma cobra. Ao ler sobre os filhos de Oxumaré, me identifiquei bastante (Oxumaré é o arquétipo das pessoas que desejam ser ricas; das pessoas pacientes e perseverantes nos seus empreendimentos e que não medem sacrifícios para atingir seus objetivos. Eles costumam possuir o dom da vidência.)
    seria eu filha de oxumaré?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia minha irmã de fé, que bom que vc se identificou - se com as características do Orixá, mais para ter a certeza você terá que ir a um jogo de búzios para ter, só no jogo que da para saber direito quais são os seus Orixás de ori (cabeça) tanto o feminino e o masculino. Que Oxalá te abençoe.

    ResponderExcluir
  40. Me dieram que sou de Oxumaré, no inicio diziam q parecia ser de oxossi, e muitos dizem que pr ser de oxumaré devo ser uma pessoa falsa, de duas caras e intereceiras. Não me identifiquei em nada com isso (mentir só traria prejuízos para mim mesmo), mas sinto q muita pessoas proximas a mim não confiam mais em mim por eu ser da "cobra" rsrsrs quais são as reais características negativas de Oxumaré? e necessariamente todo filho as desenvolve?

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, as características negativas são essas que vc citou e tds as contrarias que citei acima, ñ necessariamente tds os filhos a desenvolve. Que oxalá te abençoe.

    ResponderExcluir
  42. Respostas
    1. Boa tarde minha irmã de fé, não Santa Luzia esta sincretizada a Orixá EwÁ, que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  43. eu queria saber se oxumaré pode ter uma filha com yemanjá???????? me diserão que não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha irmã de fé, sim pode desde que seu Oxumaré seja o masculino, pois temos dois Orixás que comandam nosso Ori (cabeça) um masculino e outro feminino corresponde nossos Orixás de cabeça Pai e Mãe, que Oxalá de abençoe.

      Excluir
  44. ola boa noite bom hj joguei buzios para saber meu orixa estou começando agora na umbanda e descobri que sou de oxumarê de frente porém me disseram que este orixa é do candomblé só que eu gosto muito da umbanda é onde me sinto bem e quero continuar na umbanda mas não quero enquizilar meu orixa tem como eu cuidar do meu orixá na umbanda sem problemas? se por acaso não puder a umbanda mista(umbandomblé)pode resolver minha situação?
    o que eu posso fazer agora?
    se possivel responder no meu e-mail amandadantas.dantas@gmail.com
    agradeço a atenção muito axé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha irmã de fé, irei te responder no e-mail, mais desde já devo esclarecer que Oxumaré é um Orixá como os demais ñ tem essa de dizer que pertence ao Candomblé ou a Umbanda sendo um Orixá ele esta presente nas 2 religiões o que esta havendo é uma confusão dos Religiosos que ñ sabem como cuidar desse Orixá existem 2 qualidades uma feminina e outra masculina e isso esta trazendo muita confusão a respeito desse Orixá, então e preferível e mais comodo dizer que ele pertence ao Candomblé ( uma pena Não saberem cuidar de Oxumaré um Orixá muito querido e respeitado na Umbanda também), mandarei p/ seu e-mail a resposta td explicado, que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  45. desculpe pela pergunta...sonhei com oxumare lutando com ogum e conquistado vitoria...o que quer dizer este fenomeno?

    ResponderExcluir
  46. Bom dia meu irmão, me parece que vc tem algum conflito dentro de vc e que sera necessário travar uma batalha interior para atingir seus objetivos, que Oxalá te abençoe.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Bom dia amiga de fé, que lindo vc se preocupar com sua amiga, bom saber que ainda exista pessoas assim cada vez mais rara, o mundo seria bem melhor se existissem mais e mais pessoas assim. bom é uma coisa mt seria o que vc me relatou ñ façam nada na duvida, ja vi mts coisas erradas feita na dúvida e complica mt isso, o melhor seria sua amiga procurar umas 3 casas para abrir um jogo e depois decidir o que é mais certo, que com certeza ira aparecer no jogo em 3 casas ira confirmar e então ela decidirá o melhor e o correto. Que Oxalá abençoe vcs e Ogum abram os seus caminhos para encontrar uma casa verdadeira

    ResponderExcluir
  49. Obrigada pelo retorno.
    Vou passar sua resposta para minha amiga e irmã.
    Acho que existem sim elos fortes fizemos parte da mesma casa e o Baba fez a passagem e a casa se desfez engraçado que todos os filhos tomaram rumos diferentes até em cidades diferentes porém estamos sempre cuidado uns dos outros.O valor da irmandade quando é bem plantada torná-se um elo forte e inquebrável.
    só um pedaço da nossa história.
    Muito Axé e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  50. Ola desculpe a pergunta,sou filho de oxumare e sempre tenho dificuldades em relacionamentos?isso e características do orixa?vc poderia responde para emu e-mail?uatsonsanto@gmail.com.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  51. Quais os exus que trabalham na linha do Oxumare....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpa a demora em responde-lo, não se prenda a esses detalhes, pois na Umbanda todos os médiuns recebem Exús e P. Giras mesmo não sendo eles ligados diretamente ao seu Orixá de (ori) Cabeça,os Exús não se prendem a isso, não confundir com assentamentos Nos terreiros de Candomblé que tem que ser assentados os Exús (encantados) dos Orixás de (ori)cabeça do médium iniciados para você entender melhor precisaria participar de aulas para entender melhor como funciona a grande legião de Exús e P.Giras.
      Na Umbanda muitos denominam o Exú de Oxumaré como: o Exú Maré, tido como da linha de Iemanjá. É o Exu especializado em facilitar a invisibilidade das pessoas, dando-lhes poderes de se transportar de um lugar para outro. Sua apresentação é a de uma criatura normal.
      No Candomblé podemos citar os Baras:
      Exu bara são chamados Exu do santo neste caso existe um para o Orixá Oxumaré
      dentro do meu conhecimento temos:
      BARA AGREINI , BARA AKESSAN , BARA AGREMASSA , BARA A DEWALEGI ,

      Todos podem estar ligado a Oxumaré
      Que Oxalá te abençoe

      Excluir
  52. Boa tarde.
    Sou da Umbanda e fiz a abertura dos búzios para saber quem reina em meu Ori e meu Pai deu Ogum e Mãe apareceu Oxumaré (?). Foi ai que fiquei na dúvida, como posso classificar Oxumaré, Ele é masculino ou feminino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Irmão de fé, bom se no jogo respondeu que seu Ori (cabeça) é regido por Ogum e Oxumaré então Oxumaré neste caso é o feminino, que pai Oxalá te abençoe.

      Excluir
  53. oi queria saber se pelo fato de oxumare ser bisexual ele interfere no meu gosto (preferencia) sexual att gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxumaré não é bissexual, existe 2 qualidades de Oxumaré 1 masculino e outro feminino e não tem nada haver com a opção sexual das pessoas, que pai Oxalá te abençoe.

      Excluir
  54. sou filha de iansã com oxumaré,gostaria de sabe até qui ponto esses dois orixás interferem na minha vida?

    ResponderExcluir
  55. Bom dia minha irmã de fé, a interferência são as características de cada Orixá que regem o nosso Ori (cabeça), nós adquirimos as características deles lógico que temos também nossa personalidade, não podemos afirmar que teremos uma atitude e essa atitude foi acarretada pelo o Orixá isso tem que se pensar mt, tds nós temos nossa RESPONSABILIDADE perante a sociedade. que Oxalá te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia! tenho outra duvida oxumare quando esta em terra ela trabalha so com a cobra,ou também com a bebé?

      Excluir
    2. Boa tarde minha irmã de fé, só o Oxumaré feminino que trabalha com a cobra e com abebé ( material litúrgico destinados aos Orixás femininos), Oxumaré masculino só com com cobras. Que Oxalá te abençoe.

      Excluir
    3. axé.Mais quando sabemos se é f ou m ja k a cada seis meses metade é homen e metade é mulher?

      Excluir
    4. Meu saravá minha irmã de fé, só através do Jogo que vc poderá saber qual que estará te regendo, saberá sem erros. Que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  56. Boa tarde , me chamo Neto
    Me foi passado que meus orixá de frente é oxumare e o ajunto é Oxum .qual a representatividade desses orixás pra mim , e como devo entender sobre orixás de frente e orixás ajunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro irmão de fé, leia muito sobre esses 2 Orixás que vc passará entender melhor sobre os dois, lembre-se dos nossos pais carnais, então nossos pais espirituais são os nossos guias nas nossas vidas aqueles que estão próximo de nós para nos ajudar na nossa caminhada tando na vida terrena como na vida espiritual. Que meu pai Ogum lhe abençoe.

      Excluir
  57. Primeira Mente Quero Te Parabenizar Pelo Tratamento a Ambos Irmãos e Irmãs De Fé .. E Dizer que irei abrir minha tenda em poucos dias a casa já está pronta e este mês será a inauguração !! Templo De Umbanda Oxossi Guaracy e Bahiano Tulipitu dos Cocos !!!

    Que Ogum Te Ilumine Sempre !!!

    Motumbá Meu Irmão de Fé !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Motumbá e meu Saravá meu querido irmão de fé, obrigado pelas as palavras gentis e tbm parabeniza-lo pela a abertura de mais uma casa, fico feliz por saber que mais uma casa será aberta, e levar nossa religião a frente; é muito gratificante em poder ajudar nossos irmãos de fé faço o possível para ajudar meu próximo. Fique com DEUS e que meu pai Ogum possa estar sempre presente nos seus caminhos e lhe ajudando nesta sua nova caminhada um grande ABRAÇO e meu sincero SARAVÁ!

      Excluir
  58. Sou baiana, uma filha de Oxumaré, nascido e criado na umbanda já há 3 anos. Li seu texto, apreciei suas respostas as inúmeras perguntas, e não pude me furtar a vir te congratular pela assertividade das respostas, ponderação, bom senso e sabedoria. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha querida irmã de fé, que meu pai Ogum lhe abençoes e Oxumaré esteja no seu caminho sempre

      Excluir
  59. Boa Noite...
    Tenho visão com dois tipos de entidades, uma com a Oxumaré e o outro com o Arcanjo Miguel...mas tenho dúvida de seguir ....Qual caminho que devo seguir ...Umbanda ou Evangelio Pentecostal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro irmão de fé, acho que vc deve escutar seu coração, ele saberá lhe guiar no caminho que vc deverá seguir, lembre-se a Bíblia ñ fala de religião fala de DEUS e seu Filho, se tds nos nos uni-se em prol da humanidade o mundo seria bem melhor. que DEUS lhe ilumine e meu Pai Ogum lhe abençoe

      Excluir
  60. me disseram que sou filho de oxumare com ogum mege sou de umbanda isso pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro irmão de fé, claro que sim neste caso vc deve ter o Oxumaré feminino ja que teu outro Orixá é Ogum perfeitamente normal, ja que somos filhos de 2 Orixás um masculino e outro feminino isso quer dizer temos dois Orixás que comandam nosso ori (cabeça) meu saravá e que Oxalá te abençoes!

      Excluir
  61. ola, bom eu fiz uma falsa incorporação num terreiro de uma mae de santo numa segunda feira, deitei a cabeça na mesa recebi a guia no pescoço senti a aproximação muito forte mais nao consegui incorporar, na verdade nem sei direito o que houve, fiz trabalhos, nao cantei nem uma musica e estava ciente de tudo que estava acontecendo ali isso deve ter sido de fato uma falsa incorporação, estou preocupado com a s consequencias, por favor me ajudem, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, na verdade você teve uma incorporação parcial e esta com a consciência pesada crendo que estava enganando as pessoas envolvida, seria mais honesto de sua parte ter comunicado a mãe no santo que ñ estaria preparado para isso, mas é bom que tenha se arrependido do que fez, peça perdão pela sua atitude e não torne a fazer, pois se continuar enganando as pessoas começara a colher os frutos das mentiras, siga corretamente que terá seus reconhecimentos perante ao Pai Oxalá. Que ele te abençoe e te mostre o caminho correto.

      Excluir
  62. Tudo muito interessante! Parabéns por disponibilizar e compartilhar seus conhecimentos conosco. Gosto de Oxumaré desde a 1ª vez que vi os desenhos de todos os orixás em Salvador. Comprei 2 colares com contas coloridas! Sempre sinto algo muito bom, muito forte, quando vejo um arco-íris no céu!
    Minha dúvida é: se eu for num terreiro de umbanda eles fazem esse jogo de buzios que você falou para ver os orixás do meu ori? Ou isso se faz em outro lugar? Ou tem outra forma de ver, tipo um Pai no Santo ou Mãe no Santo pode olhar e me falar direto quais sao? Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  63. Bom dia minha irmã de fé, obrigado, tento ser verdadeiro o mais possível com minha religião pois abracei com muito amor e fé, sim claro num jogo de búzios você terá todos os esclarecimentos, tanto dentro da Umbanda com no Candomblé, lógico que é difícil encontrar um terreiro de Umbanda que saiba cuidar de Oxumaré como tenho visto com as perguntas acima, mais com certeza vc irá encontrar, meu saravá e que pai Ogum lhe de caminhos.,

    ResponderExcluir
  64. Olá! Estive em uma casa para realizar um jogo de búzios, e a primeira coisa que o pai me falou é que por eu ser filha de oxumaré eu não trabalharia em terreiro de umbanda. Porque oxumaré é um santo de nação e não da umbanda. Bom, essas foram as palavras dele. Porém, já frequentei vários centros espíritas, e todos, sem alguma exceção, todas as entidades nesses terreiros falavam pra mim que um dia eu trabalharia praticando a caridade em terreiros. Fico com a cabeça muito confusa, admiro demais a umbanda, me sinto "em casa" quando vou a algum terreiro. Essa história que o pai de santo me contou, é verdadeira? Sou leiga no assunto, achei esse site, e como vi que você parece ser uma pessoa super esclarecida e pronta a ajudar, resolvi perguntar, desde já, obrigada :)

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde minha querida irmã de fé, Ñ é verdade é pq a maioria dos Pais no Santo ou Mães no santo ñ sabem cuidar desse Orixá na Umbanda, vc deve ter lido mts das explicações que dei, nunca perca sua fé e nem deixe de acreditar nos seus Orixás, ele te mostraram uma casa que saiba cuidar de vc e dos seus Orixás e ñ acredite que Oxumaré é uma propriedade do Candomblé que não é (respeito a nação de Candomblé, sei que mts zeladores ñ compartilham disso ), mais esta na hora das pessoas Umbandista se esclarecerem sobre Oxumaré, que Oxalá te abençoe e Pai Ogum abra seus caminhos

    ResponderExcluir
  66. Bom li alguns comentários e esclareci muitas duvidas. Também sou filha de oxumaré e hoje mesmo perguntei ao meu namorado que é Umbandista se oxumaré desce em terreiro de umbanda... e ele também respondeu que orixá não é do candomble mais é que eles conseguem lidar melhor... pois li algumas coisas e diz que este orixá não é um orixá simples pra desenvolvimento. Acredito que se eu quiser um dia desenvolver acredito que se for possivel eu posso receber ele pelo fato dele ser meu orixá de cabeça. Pode me esclarecer isto, tem alguma coisa relacionada, é mais facil lidar com este orixá sendo filho de cabeça do mesmo? Obrigada ... E que os orixás lhe tragam muita luz e muito axé.;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha querida irmã de fé, Sim e verdade que o Candomblé saiba lidar melhor com esse Orixá, pq as pessoas de Umbanda ñ são esclarecidas quando a esse Orixá, é mt difícil vc encontrar num terreiro de Umbanda especificamente numa gira de desenvolvimento puxarem esse Orixá, cabe o Pai ou a Mãe responsável pelo o desenvolvimento invocá-lo, mais minha irmã sei que é difícil acontecer mts preferem o básico (na realidade mts ñ querem ter o trabalho), mais ñ se preocupe faça seu desenvolvimento normal e com certeza ele acabará incorporando me vc pq ira chegar a hr um Pai de Ori ou uma Mãe de Ori nunca irá abandonar seu filho(a), só não deixem trocar seus Orixás de Ori (cabeça ) falando para vc que é melhor colocar outro mais fácil de cuidar, pois ja vi isso acontecer Orixás de Coroa (Ori ou cabeça) não se troca vc ja nasce com eles,então se vc tem certeza de quem são seus Orixás e quiseram mudar não permita, e fica tranquila se esta numa casa certa Oxumaré msm ñ aparecendo no seu desenvolvimento quando vc estiver pronta ele virá. Meu saravá que Oxalá te abençoe e meu Pai Ogum lhe de caminho.

      Excluir
  67. Oi, sou de axé desde pequeno hoje com 25 anos ainda possuo minhas duvidas enquanto a umbanda... depois de muitos anos agora aceitei que esta na hora de virar cacique de umbanda mas, não quero virar cacique com essa duvida cruel ainda sobre minha cabeça.. na umbanda todo adjuntó é possivel? por exemplo Iansã e Oxalá.
    Outra coisa, por ser o mais novo da minha casa em idade sou altamente desacreditado, pois eu ouvi o comentário da minha irmã de santo no seguinte "Como ele consegue ser filho de Iansã, Xangô e ainda ter passagem com Obaluyae na umbanda esse guri ta se fingindo.. isso é impossível por acaso? falei pra minha Yiá e ela disse para não me preocupar pois os orixás sabem o que fazem, seja na umbanda, nação, candomblé... o que você pode me dizer sobre isso... Obrigado.. parabéns pelo blog muito axé..

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde meu irmão de fé, tds os ajuntós é possível, só que na Umbanda diferencia Oxalá, pois tds nós somos filhos de Oxalá. ñ ligue para o que vc escutar dentro de uma casa espiritual só quem tem autoridade em falar alguma coisa para vc, se tiver algo errado sera o responsável da casa (Pai ou Mãe no Santo ou um Pai ou mãe pequenos da casa) eles sim tem autoridade suficiente em conduzi-lo, se houver alago errado com vc, e estando num desenvolvimento creio que estará bem na sua caminhada, dúvidas sempre existirá mais dúvidas são para serem esclarecidas. que meu Pai Ogum lhe de caminhos e vitórias na sua estrada.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite!!!! Muito bom o seu blog, parabéns! Eu tenho muitas duvidas a respeito da raspagem. É verdade q somente o Candomblé pede raspagem? E como vou saber se eu preciso fazer ou não? É o pai de santo que revela ou temos escolha? Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha irmã de fé, Sim e verdade só as nações do Candomblé fazem a raspagem de ori(cabeça), é preciso ir ao um jogo de Búzios ( o Pai no santo que irá jogar saberá o que seu Orixá quer é ele que responder se quer sua raspagem) ou em uma saída de Orixá no Candomblé ou uma festa, vc bola ( quer dizer vc desmaia entra em transe) isso significa que seu Orixá quer sua raspagem de ori, ñ temos a escolha a parte espiritual que nos escolhe, Desde já lhe agradeço por suas palavras e que meu Pai Ogum lhe abençoe e lhe traga caminho de mts vitórias!

      Excluir
  70. Boa Tarde! Parabéns pelo seu blog que nos esclarece muitas dúvidas, gostaria de saber quais a ervas de oxumaré que posso jogar na cabeça. Obrigada e muito Axé...

    ResponderExcluir
  71. Bom dia Rose bom se vc for filha de Oxumaré as ervas que vc poderá colocar na sua cabeça (ori), são:
    Erva passarinho, língua de galinha ou guaximba, língua de vaca, dormideira, amendoim, folha da riqueza (fortuna ou dólar ou dinheiro em penca), jiboia, folhas de batata doce,Funcho, maria preta, bananeira, vitória régia, oxibatá, tomateiro, trancinha de Oxumaré, melão de São Caetano, coqueiro de Vênus, mutamba, parietária, rama de leite, Ingá bravo, cavalinha, cipó milomi ou jarrinha(cipó Mil Homem), arrozinho, melancia, ojuorô, samambaia de poço ou pente de cobra, folhas trepadeiras, de um modo geral.
    vc pode preparar o banho com 3, ou 7 ervas, mais lembre-se só se vc for filha de Oxumaré se não for este banho e do pescoço para baixo.
    e atenção se for ervas frescas não ferver as ervas tem que quiná a erva isto é esfrega-las ate que a água fique com o sumo das ervas e antes de tomar o banho deixe descançar por pelo menos 2 hrs coe e coloque o bagaço num pé de uma árvore com sombra.
    se for ervas secas ferva a água apague o fogo e coloque as ervas abafe e deixe descançar por 2 hrs o msm ritual das ervas frescas
    OBS: cada Orixás tem suas ervas e só os filhos de cada um pode colocar as ervas deles na cabeça.
    Explicarei melhor:
    1 filho de Ogum e Oxum com seus ajuntós ( na Umbanda são os segundos Orixás para entender melhor como se na Igreja Católica fossem os padrinhos), Xangô e Iemanjá ficará o banho assim:
    40% de ervas de Ogum
    40% de ervas de Oxum
    10% de ervas de Xangô
    10% de ervas de Iemanjá
    totalizando 100% de ervas
    assim poderá colocar as ervas na cabeça (ori), fora isso se ñ sabem quem são seus Orixás tomem os banhos do pescoço para baixo.
    que meu Pai Ogum lhe abençoes e lhe de caminhos.

    ResponderExcluir
  72. Na casa a onde eu frequento Oxumaré é reconhecido como mãe no casa vem em forma de sereia não como Iemanjá mais Oxum só que no mar não na cachoeria quero que me explico isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu irmão de fé, Oxumaré ser reconhecido com mãe e perfeitamente aceitável, pq pode ser o Orixá feminino, agora vim como Sereia e Oxum ñ tem nada haver, Sereia é umas das qualidades de Iemanjá e Oxum é Oxum ñ tem nada com Oxumaré, a diferença de Oxumaré masculino e feminino são muito poucas só no jogo de búzios que o Pai no Santo pode ver, alem de determinar se o seu Orixá e feminino e masculino, se você for filho de Oxumaré com Iansã seu Oxumaré e masculino, se você for filho de Ogum e Oxumaré seu Oxumaré e feminino ninguém e filho de 2 Orixás masculinos e nem filhos de 2 Orixás femininos, quanto ao seu caso tem algo errado na minha concepção Oxumaré não se rasteja como cobra e muito menos vem como sereia, a sua dança imita movimentos de uma cobra e a diferença do masculino para o feminino são as suas vestimentas, que Ogum lhe abençoe e te de caminhos.

      Excluir
  73. Sou médium mas não praticante. Jogaram cartas pra mim e disseram q sou filha de oxumare e ogum. Mas não me identifico com nenhuma característica de filhos de oxumare. O q pode ter de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia irmã de fé, acho que você deve procurar outra casa e um jogo de búzios para ter a certeza do que falaram para vc geralmente os filhos dos Orixás se identificam com algumas das características deles e ñ faça nada em dúvidas, que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  74. Num jogo de cartas me disseram q meu marido e filho de omulu e ogum. Ele tem características bem parecidas dos dois. Mas como pode ser filho de dois orixás masculinos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei p/ o irmão acima ninguém é filho de 2 Orixás masculinos e nem 2 Orixás femininos tem algo errado, o que pode ter acontecido é que um dos Orixás é realmente o Orixá de Cabeça (ori) dele, e o outro ser ajuntó quer dizer o terceiro Orixá dele, explicarei ele é filho de um casal de orixá tem mais 2 casais como seus ajuntós e mais um terceiro, ja expliquei como é uma pessoa e filha de Ogum e Iemanjá tem seu ajuntós Xangô e Iansã e o terceiro Omolu ( bom tem seus Orixás como pais de cabeça (ori) e como se na igreja católica seus padrinhos de batismo fossem Xangô e Iansã e seu padrinho de consagração fosse Omolu), para entender melhor, que Oxalá abençoe vocês.

      Excluir
  75. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  76. Olá, é possível no candomblé eu ser filha de um orixá e, na umbanda eu ser filha de outro? É possivel também eu incorporar oxumaré nas músicas de oxum?

    Desde já agradeço e gostei bastante do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha irmã de fé, Ñ é possível vc ser filha de um Orixá no Candomblé e na Umbanda ser de outro, EX: se você for filha de Oxum e Ogum na Umbanda terá que ser filha no Candomblé também a não ser que tenha algo de errado ai, tem que saber se esta correto os seus Orixás de coroa (ori), Não é possível também vc incorporar um Orixá no ponto de outro, pois se estamos cantando para um Orixá é ele que irá incorporar, os cânticos são pontos de energia para cada um Orixá, que meu pai Ogum te abençoe.

      Excluir
  77. Obrigada pelos esclarecimentos Irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você minha irmã de fé por ter gostado e e ter seus esclarecimentos, quando quiser e só nos visitar e tirar suas dúvidas. Que meu pai Ogum te abençoes.

      Excluir
  78. Olá! por 2 vezes quando acendi velas formou-se a imagem de uma senhorinha com uma coroa de cobras na cabeça associei a oxumaré? Isso é bom ou ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite minha irmã de fé, muito bom, sinal que o Orixá respondeu na vela, fique tranquila o que você descreve deve ser sim Oxumaré feminino coroada, que Oxalá te abençoe.

      Excluir
  79. Boua tarde meus amigos primeira mente queria agradecer vc por ter criado esse blog que concerteza esta ajudando e ensinando muitas pessoas como eu bom gostria de tirar algumas duvidas espero que possa me ajudar estou na religiao ja faz 5 anos mas nunca emcorporei pois todos afirmao que sou yao rodante sinto bastante vibraçoes mas e estranho ate agora nao imcorporar mas em fim tambem sou filho de osumare com yemanja mas qundo jogo buzios osumare nao responde quem responde e yemanja com oxala e ja fui em varios mas só no meu terreito que respondeu osumare e na casa do meu vo de santo pois ele disse que osumare fika se escondendo estou meio confuzo sobre meu pai de ori tenho bastante amigos com alto conhecimento em nosso asé mas muitos achao que nao sou de osumare cada um tem uma opiniao diferenciada sobre mim mas tenho uma grande ligaçao com ele mas tudo isso ta me deixando lokoo bastante confuzo e tambem fico passando mau direto nunca cheguei no ponto de bolar mas e uma sensaçao de morte e e muito ruim e gostaria que me ajudase pois nao sei mais em quem confiar
    espero que me ajude muito obrigado pela atençao se puder me responder em meu email : gordurinha_3_4@hotmail.com / andre_joelson_sousa@hotmail.com.br vlw amigo ;)

    ResponderExcluir